domingo, 6 de dezembro de 2009

Segurança no Trabalho


Entrevista com Cristian Bitencourt – colaborador do Hotel SESC Torres – Vice-presidente da CIPA SESC Torres, que está concluindo o Curso Técnico de Segurança do Trabalho.


Conversamos por alguns minutos com Cristian, onde pontuamos algumas questões relacionadas aos acidentes de trabalho e como podemos evitá-los.


E – Cristian, quais medidas são adotadas para serem evitados os acidentes de trabalho nos meios de hospedagem?

C – É necessário, antes de mais nada, sensibilizar os colaboradores da importância da utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Alheio a isso, o conhecimento técnico, ou seja, saber a forma correta de como utilizar estes equipamentos, sendo imprescindível que estes colaboradores recebam treinamentos.


E – Você pode nos dar exemplos de como a utilização destes EPIs podem mesmo salvar vidas?

C – Claro! Um colaborador do setor da manutenção que vai mexer na fiação de um quadro de luz, jamais deve usar apenas as mãos, deve utilizar luvas de couro e alicate com cabo de borracha ou plástico, óculos de proteção e calçados adequados para o trabalho, e aconselha-se sempre desligar a corrente elétrica antes de executar um serviço.

Outro exemplo clássico de risco e que o conhecimento do profissional é fundamental é o combate a incêndios, pois existem tipos de extintores para apagar incêndio em fiação elétrica, para apagar fogo em materiais inflamáveis e assim por diante. A má utilização de um extintor poderá piorar a situação e colocar em risco a própria vida do colaborador.


E – Mesmo com a utilização destes equipamentos, ainda acontecem acidentes. Quais são as causas mais comuns?

C – Ato inseguro, que é quando existe o descuido ou falta de conhecimento técnico do colaborador. Temos como exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas ou ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas.

Condição insegura, que é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao colaborador. São exemplos: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.


E – Se forem adotadas estas medidas de segurança, os acidentes podem ser evitados?

C – Com certeza! E é este o nosso trabalho!E quando falo em nosso, digo que é de responsabilidade de todos os envolvidos, ou seja, o empregado que deve exigir do empregador os equipamentos necessários para execução de suas atividades e o empregador que deve exigir que o empregado esteja sempre utilizando estes EPIs.

Com isso, os acidentes de trabalho serão reduzidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário