domingo, 6 de dezembro de 2009

Postura e Ética


Discutindo sobre ética


Quando paramos para discutir sobre um tema tão polêmico como ética, devemos levar em consideração o comportamento humano, seus atos pessoais e públicos.


Para discutir este assunto, entrevistamos o Pastor Gerson Guths – Capelão da Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres.


E – Quando se fala em ética podemos pensar, em...?

G – Um saber íntimo, que rege a nossa consciência. Jesu resumiu a questão ética assim: “Não faça para os outros, o que você não quer que façam para você”.


E – Como devemos agir de maneira mais coerente?

G – Quando estamos para tomar uma decisão difícil, repreender ou até demitir algum colaborador, devemos ter empatia, ou seja, se colocar no lugar, perante a situação e agir com coerência. A nossa própria consciência é um referencial seguro.


E – Como poderíamos evitar maiores constrangimentos entre colegas?

G – Penso em dois tópicos importantes. O primeiro diz que você colhe aquilo que você planta. Portanto, trate bem seu próximo, que será bem tratado. O segundo ponto diz que se algum colega lhe tratou de maneira desagradável, não quer dizer que você deverá chegar ao mesmo nível que essa pessoa chegou.


E – E que dicas poderia compartilhar com nossos colegas?

G – Quando estamos à frente de um cliente alterado, em caso de hotel, não devemos contrariá-lo, deve-se escutar e retrucar o mínimo necessário para evitar maiores confrontos.


E – E para nossas equipes e futuros profissionais da área de eventos, qual dica poderia compartilhar?

G – Devemos sempre lembrar que em termos de equipe em um evento, sempre haverá stress e preocupações. O que os futuros profissionais não poderão deixar acontecer é transparecer determinadas dificuldades para o público.

O erro individual não poderá sobressair-se sobre os pontos positivos. Será ainda mais elegante a equipe como um todo assumindo as falhas e tranqüilizando os participantes e contratantes.




Dicas para seu dia-a-dia.



O dia-a-dia no trabalho pode se tornar bastante desgastante se não houver um bom entrosamento entre todos do estabelecimento, e principalmente se não houver uma postura profissional entre todos os colaboradores.


Adequar-se as regras de uma empresa nem sempre é fácil, principalmente se você está recém chegando.


Pensando nisso, citaremos abaixo algumas dicas e orientações para fazer do seu horário de trabalho o mais agradável possível:


- Seja pontual, respeite os horários pré-determinados.

- Esqueça seus problemas pessoais. Não leve seu stress ou mau humor de casa para o trabalho. Você está para cumprir suas obrigações profissionais então fazer do seu trabalho uma sala de consulta ao psicólogo, não é boa idéia.

- Evite comentar de sua vida pessoal com seus colegas de trabalho. Foque todo o seu potencial em suas tarefas. Mantenha sua privacidade.

- No ambiente de trabalho existe muita competição. Seja discreto, mantenha conversas saudáveis com seus colegas e não exponha demais sua opinião.

- Um dos grandes problemas em ambiente de trabalho é a fofoca. Seja cauteloso. Não dê entrada para esses assuntos e tudo o que escutar, ignore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário