domingo, 6 de dezembro de 2009

Relações Interpessoais


O relacionamento entre as pessoas é facilitado por meio da comunicação, ainda mais que dentro de um ramo de atividade que cresce constantemente, como é o caso do setor de hotelaria.

Dinâmico e flexível, este é o perfil de quem pretende atuar neste ramo de atividade econômica, de maneira que para a hotelaria revela-se como ferramenta capaz de auxiliar no atendimento, prestação de serviços e motivação do pessoal envolvido no mesmo.

Você já discutiu com algum colega de trabalho? Teve vontade de pedir demissão por causa de problemas internos com outros funcionários? Acha que seu chefe não gosta de você? Pensa que ele faz de tudo contra você?

Pois bem, vamos às dicas para evitar conflitos:


1 – Tenha seu próprio material de expediente – caneta, lápis, borracha etc. – isso evitará que você peça emprestado aos seus colegas.

2 – Caso você não tenha seu próprio material, aprenda a devolver o que você pegou emprestado e usou.

3 – As pessoas são diferentes umas das outras, se sua mesa de trabalho é desorganizada, as dos outros podem não ser, portanto, respeite o espaço alheio.

4 – Evite ficar cochichando pelos cantos da empresa. Você pode até não estar falando mal de alguém, mas a cena não é agradável aos olhos de quem passa.


5 – Respeite sempre os seus colegas, o modo de agir, vestir e se comportar podem ser diferentes do seu, o que não significa que ele esteja errado.

6 – Seja ético! Não fique comentando o serviço dos seus colegas, principalmente se o trabalho feito ficou ruim.

7 – Esteja sempre disposto a ajudar. Não passe ao lado do seu colega que está abarrotado de serviços, fingindo não vê-lo. Hoje é ele, amanhã pode ser você.


8 – Procure sempre dar feedbacks aos seus colegas e chefes. O seu serviço e relacionamento certamente serão melhores.


9 – Aprenda a escutar e, principalmente, receber críticas. Quando construtivas, elas te ajudam profissionalmente. Cuidado com as críticas que você faz, não confunda “um colega bom de serviço” com “um colega puxa-saco”.

10 – Esta é a última e quem sabe a mais relevante. Aprenda sempre a se colocar no lugar dos outros. Isso vale para os clientes que você atende e também para os seus colegas de trabalho.


DICAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR RELAÇÃO INTERPESSOAIS ENTRE COLABORADORES


AMIGO-SECRETO DE NATAL

No setor da governança é feito o amigo secreto juntamente com os funcionários de serviços gerais e a manutenção. É muito gratificante ver a alegria de todos na hora da revelação, e as brincadeiras durante são bem criativas, todos saem satisfeitos e alegres.


ANJO


Cada colaborador deve pegar um nome sem revelar aos outros, e durante aquela semana tem que mandar recados, cuidar do protegido, enviar café da manhã, balas, chocolate, etc. Fica na criatividade de cada um de qual maneira irá proteger e agradar o protegido.


DIA DA CRIANÇA

Cada setor do hotel deve organizar-se para arrecadar brinquedos e distribuí-los nas creches e entidades carentes escolhidas.


CIPA


Pode ser criada uma semana de palestra, brincadeiras, exercícios, jogos de vôlei, futebol, boliche e brinquedos infláveis. É interessante ver os colegas interagindo durante uma semana, com a participação da Polícia Federal, Bombeiros, Médicos, que desenvolvem treinamentos para qualificação do profissional.

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