quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Consciência Socio Ambiental na Hotelaria


Consciência Sócio Ambiental na Hotelaria


Por muito tempo, cuidar do nosso planeta não parecia tarefa muito importante, mas, nos dias atuais, com todas as transformações causadas por nossos maus hábitos, corremos o risco de pagar multas ou sermos presos por crimes ambientais.

A atual consciência mundial é aliar rentabilidade e meio ambiente, por isso selecionamos algumas dicas inteligentes e já colocadas em prática em vários hotéis de diversos países que estão fazendo a diferença.

- Armazenando água da chuva, filtrando, tratando e armazenado em reservatório adequado podendo ser utilizado em: vasos sanitários, lavagem de roupas, limpeza em geral, manutenção de plantas, jardins e outros, diminuindo a utilização de água potável.

- Aproveitando a energia gerada pelo sol, (também chamada de energia limpa) captada através de coletores solares que aquece a água de: piscinas, chuveiros e pias.

- Reduzindo a contaminação do meio ambiente e a extração de recursos naturais através da coleta seletiva, que desvia do destino de aterros sanitários ou lixões resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.

- Descartando as pequenas embalagens de shampoo, condicionador e sabonete por dispensadores instalados na parede.

- Utilizar produtos de limpeza, tintas e seladores não tóxicos.

- O uso do cartão- chave permite que, ao ser retirado pelo hóspede, tudo se desliga no apartamento.

- Disponibilize bicicletas para seus hóspedes realizarem passeios pelos pontos turísticos.

- Dos gerentes às camareiras, mantenha seus funcionários sempre bem informados sobre as características verdes.

- Não desmate e nem construa em áreas de preservação ambiental.

Nos servimos da natureza sem nenhuma responsabilidade, há limites ecológicos e precisamos utilizar nossos recursos de forma responsável e consciente.

Nosso maior patrimônio são os recursos naturais, por isso se faz necessário a adoção de um gerenciamento ambiental na rede hoteleira, onde pequenas atitudes podem ajudar na preservação e valorização da natureza e podem surtir grandes efeitos.

Práticas de preservação e valorização da natureza são bem vistas pelos hóspedes e muitas vezes decisivas na hora da escolha do hotel.



Responsabilidade Sócio Ambiental na Rede Hoteleira

Por Giuliano Ziembowicz – Juiz de Direito do Estado de Santa Catarina, Mestre em Direito Ambiental.


Dos dias 07 à 18 de dezembro de 2009, será realizada a Cúpula de Copenhagen (XV Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 15), na capital Dinamarquesa, onde serão discutidas as mudanças climáticas responsáveis pelo efeito estufa.

Também serão debatidos a concretização de acordos internacionais para a redução da emissão de gases poluentes, resultantes de constantes catástrofes naturais.

É preciso ter em mente que a responsabilidade pela recuperação e preservação do planeta não se resume aos nossos representantes, mas em grande parte está na atitude de cada um dos habitantes deste planeta.

A partir desta realidade, o desenvolvimento sustentável - crescimento econômico ecologicamente equilibrado - é um caminho a ser percorrido sem exceções, pois a economia e a preservação da natureza devem ser inseparáveis.

Veja-se, por exemplo, a Lei n.º 9.605/98, que dispõe sobre a responsabilidade pela prática de condutas lesivas ao meio ambiente, ao prever que,

“causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saude humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora” (artigo 54), estabelece um dever para todos os cidadãos de zelar pela preservação do ambiente natural.

O turismo como exemplo de atividade econômica, pode gerar milhões de empregos, mas tal crescimento não pode deixar de lado o tratamento ecológico do impacto ambiental, seja no correto tratamento dos esgotos, da utilização correta da água (reutilização, coleta da água da chuva, etc.), do descarte do lixo e da sua reciclagem ou da conscientização dos clientes da rede hoteleira.


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